Homenagem a Rosario Suárez Albán. [Fotorreportagem.Video]

29 de março de 2019

Medalha Dois de Julho à professora Rosario Suárez Albán. A Cultura Galega é homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia

A Assembleia Legislativa outorgou a medalha dois de julho a Rosario Suárez Albán, fundadora do Centro de Estudos Galegos na Bahia, atualmente CELGA. A presidenta do Conselho da Cultura Galega, Rosario Álvarez, esteve presente assim como muitos membros da coletividade.

A professora Rosario Suárez Albán, descendente de emigrantes galegos e criadora do Centro de Estudos Galegos em Salvador, foi homenageada na Assembleia Legislativa da Bahia que lhe concedeu a Medalha Dois de Julho, sua mais alta condecoração.

O ato, promovido pela Deputada Estadual, Maria del Carmen Fidalgo, também originária da Galícia, aconteceu no dia, 29 de março e contou com a presença de muitos membros da coletividade galega, o Reitor da Universidade da Bahia e diversas autoridades.

A Presidenta do Conselho da Cultura Galega, Rosário Álvarez Blanco, falou na sua intervenção do muito que a homenageada contribuiu com o seu trabalho ao achegamento entre o Brasil e a Galícia.

Previamente foi apresentado um documentário realizado pela promotora cultural Ponte Atlântica, junto ao professor do CELGA David Rodríguez Lorenzo, que recolheu a trajetória vital e profissional da professora Rosário Suárez Albán.

A homenageada não pode estar presente por causa de enfermidade e a condecoração foi recebida pelos seus filhos, Marcos, Naia e Cláudio.

_________

VIDEO